Bilora

"'Quem conta um conto, aumenta um ponto'. Muitas vezes, aumentei algumas informações, criei algum fato a mais, mas a maioria é real, aconteceu mesmo. Quem quiser provar, vá na região e procure a fonte, os personagens. Não esqueça de visitar os mais velhos, tomar um café (ou uma cachacinha) e pedir que contem outras."

Valmir Ribeiro de Carvalho, mais conhecido como Bilora, apelido inventado pelo seu irmão mais velho nos seus primeiros anos de vida. O mais novo de uma família de 5 irmãos, nasceu no povoado do Córrego do Norte, município de Santa Helena de Minas, Vale do Mucuri, MG. Formado em Letras, foi professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira quando ainda morava no interior. É violeiro, cantor, compositor. Gravou 5 CDs, sendo que somente 4 deles foram lançados nacionalmente. Um dos compositores mais premiados em festivais da canção pelo Brasil afora.

Nascimento 1966
Naturalidade Minas Gerais
Gênero Contos, Causos e Viola
Idioma Poruguês

Obras do autor

Lançamento

Certa feita… Causos do Vale do Mucuri

por

O livro “Certa feita… – Causos do Vale do Mucuri” reúne causos engraçados que o autor recolheu em sua região natal, o Vale do Mucuri, MG, em sua andanças com a Viola Caipira quando fazia apresentações musicais, até se mudar para a capital mineira, Belo Horizonte. A obra conta com o prefácio do apresentador e humorista Saulo Laranjeira, e com cerca de 100 causos acontecidos ou “semi acontecidos” envolvendo pessoas folclóricas, políticos, velórios, bêbados, brigas e costumes, lendas e tradições.