Há tempos atuando no mercado editorial com a produção de livros impressos e digitais, a Loope Editora tem a expertise necessária para oferecer aos autores e às editoras todo um caminho seguro e eficiente para publicação e distribuição de seus livros ou terceirização de suas produções digitais, sempre com profissionalismo, qualidade e preço justo.

Disponibilizamos aos nossos clientes todos os serviços que compõem o universo do processo editorial. Da preparação do texto original até a distribuição do livro, impresso e digital, nas principais livrarias on-line e marketplaces do Brasil e do mundo, a Loope Editora cuida de tudo. Conheça um pouco mais sobre os nossos serviços.

.texto

A edição de texto é um trabalho tão importante quanto invisível. Poucos saberiam descrever categoricamente o seu funcionamento. Mas a edição está lá, como parte indispensável do processo que culmina na publicação de uma obra. Direcionamento, críticas, contribuições, reflexões e ajustes. Muitos são os passos que compõem essa etapa gestacional que é tão fundamental para o nascimento de um livro.

Copidesque

Copidesque

O preparador de texto trabalha diretamente com o autor, apontando o que precisa ser melhor refinado no texto. Ele pode indicar trechos confusos que necessitam ser reescritos e apresentar personagens ou tramas que poderiam ser mais desenvolvidas. Também pode reorganizar a estrutura textual, verificar fontes de citações ou mostrar incoerências nas informações contidas no texto. Tudo para garantir que o manuscrito esteja consistente e de acordo com as normas de estilo da linguagem e com os padrões de publicação, sem, entretanto, adulterar o estilo do autor.

Revisão

Revisão

Uma leitura detalhada do texto verifica ortografia, gramática, coerência textual, pontuação, repetições e vícios de linguagem. Como resultado, harmoniza todos esses aspectos aos padrões linguísticos, estilísticos e editoriais, garantindo o uso correto e normativo da linguagem ao longo de todo o texto.

Tradução

Tradução

O texto é recriado do início ao fim para um outro idioma, visando preservar os aspectos primordiais da obra original, em sentido, estilo e fluência. Desse modo intenciona produzir uma transposição que seja fiel e precisa ao original, tanto no que desejava o autor quanto no gênero em que a obra se insere, mas que também adapte-se às particularidades do novo idioma.

Além de todos esses trabalhos, a Loope Editora também estuda e produz todos os textos suplementares necessários a um livro: título, orelhas, textos de quarta-capa e sinopses.

.design

Criação de Capa

São milhares de livros à venda nas principais lojas online, que se apresentam como bibliotecas infinitas de opções para o consumidor. Como se destacar em meio a essa concorrência voraz? Por mais que se diga por aí que “quem vê capa não vê conteúdo”, a resposta passa exatamente por uma ótima capa, que quase sempre diz muito sobre a qualidade de todas as outras partes que compõem um livro – uma capa desleixada invariavelmente virá acompanhada de uma péssima diagramação e de uma revisão porca.

Um design acertado significa mais vendas. Uma capa deve seduzir e instigar o leitor. O seu efeito deve ser o de criar um estímulo para a compra ou ao menos gerar o interesse de folhear o livro – e provavelmente ser fisgado pelo seu conteúdo. Ao transmitir de maneira sintética a essência do livro, uma capa deve capturar a atenção do leitor.

No visual, nas cores e nos tipos de uma capa de livro geralmente encontra-se a tênue linha que diferencia a dúvida da compra. Com a Loope Editora você não precisa se preocupar: nós sabemos o que fazer. E trabalhamos para garantir que a capa do seu livro seja um acerto completo, interessante e único.

.produção

Diagramação

A diagramação consiste em distribuir elementos gráficos em um espaço delimitado de uma página. É mais um caso de trabalho que torna-se invisível quando bem-feito, mas que salta aos olhos se for ruim, de baixa qualidade. Uma péssima diagramação destrói inteiramente aquele que é o principal objetivo em um projeto gráfico textual: a leitura.

O processo de diagramação envolve a definição das fontes tipográficas com seus tamanhos, estilos e entrelinhas, a hierarquia do conteúdo e seus títulos e subtítulos, a posição e o alinhamento de todos os elementos de uma página – textos, imagens, quadros e tabelas –, e a utilização dos espaços “vazios” e das cores (ou ausência delas). Da mesma forma, também é preciso haver uma identidade visual que costure todos esses componentes ao longo do projeto.

Através da combinação equilibrada de todos esses elementos chega-se ao formato final de uma obra diagramada. Uma boa diagramação é essencial para que o leitor tenha uma leitura confortável e produtiva. A ampla experiência da Loope Editora na diagramação de livros garante tudo isso à sua obra ou aos seus projetos.

eBook

O livro digital é uma realidade que só tende a aumentar. A flexibilidade do seu conteúdo (que pode ser lido nos mais variados dispositivos) e o seu apelo econômico (mais barato q o impresso) são ingredientes inescapáveis. Mas muitos ainda não o conhecem muito bem.

Resumidamente, um eBook (abreviação do termo em inglês “eletronic publication) é um formato de arquivo pensado para a leitura de texto em uma tela (computador, tablet, smartphone, e-reader).

Durante muito tempo o PDF foi o sinônimo de eBook, mas a sua leitura em telas pequenas é frustrante. Como o seu conteúdo não é adaptável, mas sim uma cópia fidedigna do texto que será impresso no papel, a experiência do usuário é muito limitada.

O ePub surgiu para mudar esse cenário. Criado pelo IDPF (International Digital Publishing Forum), tornou-se o formato padrão do eBook graças à sua característica de layout fluido. O ePub se adapta ao tamanho de tela do aparelho escolhido, garantindo conforto máximo ao leitor e uma experiência de leitura eficiente e gratificante.

Os tipos de eBooks

ePub

ePub

O formato padrão. Ideal para todo tipo de livro, simples e complexo, com imagens, tabelas, quadros, boxs, gráficos, listas, índices, símbolos e caracteres especiais. O seu conteúdo fluido se adapta ao dispositivo de leitura escolhido pelo leitor, que pode alterar o tipo de fonte, o seu tamanho, a entrelinha e até a margem.

ePub 3

ePub 3

A nova especificação do ePub, com maiores possibilidades e recursos para layout e estruturação do conteúdo do livro, como áudio e vídeo, animações e suporte para interatividade através de javascript, sincronização de fala e narração, fórmulas matemáticas e acessibilidade para pessoas com deficiências e dificuldades de leitura.

Mobi/KF8

Mobi/KF8

Mobi é um formato de eBook anterior ao ePub. O KF8 é o novo formato padrão da Amazon, substituto do Mobi. Similar ao ePub 3, permite novos recursos de formatação, vídeo, áudio, conteúdos interativos, suporte a HTML5 e CSS3, formatação melhorada e recursos para Layout Fixo de HQs ou livros infantis.

Layout Fixo

Layout Fixo

Como o próprio nome diz, mantém o mesmo layout da versão impressa, independente do dispositivo (não funciona em todos). É indicado para livros com muitas imagens, ilustrações e grafismos, como livros infantis e quadrinhos, ou que não podem ser apresentados com um projeto gráfico diferente do original.

Com mais de 1.200 eBooks criados para algumas dezenas de editoras de todo o país, a Loope Editora produz livros digitais a partir de qualquer formato de origem (InDesign, PageMaker, QuarkXPress, PDF, Word, LaTEX…) e em qualquer nível de complexidade – de um simples livro de texto corrido a uma obra matemática ou de ciências médicas.

O processo de produção de um eBook exige um conhecimento diversificado e multidisciplinar, que abrange técnicas, formatos e formas – entre design, codificação e controle de qualidade. Somente uma equipe altamente especializada, experiente e disponível é capaz de executá-lo – e tudo isso encontra-se aqui, na Loope Editora.

Os nossos eBooks não são uma simples conversão da versão impressa: nós desenvolvemos livros digitais. Simples ou complexos, primamos pela qualidade. Sempre trabalhamos para garantir que a leitura do eBook seja totalmente funcional em qualquer dispositivo. E adaptamos tudo aquilo que for necessário nesse processo de transposição do design impresso para o formato digital – sempre em contato direto com os anseios e sugestões do autor/editor.

O nosso trabalho passa por três etapas muito importantes que garantem a qualidade final dos nossos eBooks:

Códigos limpos e organizados no XHTML e no CSS, conforme as recomendações internacionais da W3C, garantindo a máxima qualidade na adaptação do conteúdo do livro para o formato digital.

Testes nos principais apps e dispositivos de leitura do mercado (e-readers, tablets, smartphones e PCs) para identificar e corrigir erros, inconsistências e adaptar o conteúdo às múltiplas plataformas.

Validação nas principais ferramentas de checagem da indústria do livro digital. Assim garantimos que os eBooks possuam os padrões de qualidade definidos e funcionem corretamente em qualquer app e dispositivo.

Além disso, uma vez que os eBooks são entregues nós realizamos todas as emendas e alterações necessárias, sem limites. Mantemos um canal aberto com o autor/editor para que a versão final do trabalho fique do jeito que ele deseja.

Por causa da alta especialização do serviço, a terceirização da produção de eBooks é a alternativa ideal para a maioria das editoras. A Loope Editora possui ampla experiência na produção sob demanda. Dispomos de uma equipe preparada para converter médios e grandes acervos de livros.

E se você é um autor que deseja publicar o seu livro de forma independente, ter um eBook bem produzido pode ser um diferencial fundamental para o sucesso da obra. Produzindo a sua obra pela Loope Editora você recebe um eBook pronto para ser comercializado nos principais canais de venda online.

ISBN e ficha catalográfica

O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema internacional de numeração de livros por título, autor, país e editora. É obrigatório para que um livro seja comercializado.

A ficha catalográfica é um conjunto de dados com todas as informações bibliográficas necessárias para identificar e catalogar uma obra em livrarias e bibliotecas. Também é obrigatória em todas as publicações no Brasil.

Todos os livros publicados pela Loope Editora recebem ISBN e ficha catalográfica gratuitos, sem custos para o autor.

.publicação

Chegou a hora de colocar o livro à venda. E agora? Durante muito tempo essa foi uma etapa inatingível para muitos autores, por causa dos elevados custos e das muitas barreiras de um mercado editorial limitado a poucos atores.

Mas a tecnologia mudou para sempre os aspectos da publicação e da distribuição. Através da Loope Editora, o autor terá o seu livro, impresso e/ou digital, sempre disponível para ser adquirido pela pessoa mais importante de todas: o leitor.

Não trabalhamos com tiragens e estoques, mas sim com a impressão sob demanda. O seu livro sempre estará nas principais livrarias online do país. Mas só será impresso quando for vendido, sendo entregue ao consumidor com velocidade e qualidade.

Sem produtos esgotados ou exemplares encalhados. Os custos são menores e não há desperdício. Além disso, os ganhos para o autor são maiores. Da mesma forma, nos eBooks todos esses aspectos já são inerentes ao formato, prático e eficaz, pronto para ser adquirido instantaneamente por qualquer leitor, com apenas um clique, de qualquer lugar do mundo.

Confira abaixo a lista de lojas online que venderão o seu livro:

Livro impresso à venda nas seguintes lojas online:
Livro digital à venda nas seguintes lojas online:

Publique o seu livro, impresso e digital, ou terceirize a produção digital da sua editora conosco!